Como funciona a Busca e Apreensão de Veículos

Saiba como é e o que fazer para sair dessa.

Busca e apreensão de veículos, como funciona e o que fazer antes e depois do ocorrido.

 

A busca e apreensão de veículos realizada por autorização judicial é uma deliberação de juiz de direito autorizando a autoridade policial a buscar e apreender o veículo anteriormente dado em garantia pelo pagamento de um financiamento ou empréstimo, cuja obrigação do devedor está em atraso.

 

Quando uma dívida chega ao ponto da autoridade judicial determinar a busca e apreensão do veículo, o devedor sofre além das dívidas do veículo atrasadas, a aplicação de honorários de advocacia, taxas, multas e juros por atraso ainda na faze extrajudicial da cobrança da dívida, o que muitas vezes inviabiliza o pagamento do financiamento por parte dos devedores.

Uma das coisas que também inviabilizam o pagamento do financiamento é a estratégia de cobrança utilizada pelas instituições financeiras que após 60 dias de atraso, só aceitam o pagamento total do contrato.

Normalmente a busca e apreensão do veículo já esta prevista nos contratos de financiamentos, aqueles com cláusulas de alienação fiduciária, aonde o contratante buscou adquirir bens móveis como: Carros, motos, caminhões, etc.

O início da busca e apreensão do veículo acontece devido ao suposto atraso no pagamento das obrigações por parte do devedor.

 

A atuação das instituições financeiras

A instituição financeira entra em contato com o cliente objetivando a cobrança das parcelas em atraso, incluindo honorários de advocacia, taxas, multas e juros por atraso no pagamento das prestações do financiamento, inviabilizando o pagamento por parte do devedor que até então não conseguiu pagar o valor original das prestações, objetivando a busca e apreensão do veículo para futura venda do mesmo em leilões extrajudiciais.

As instituições financeiras têm por habito executar a ação de busca e apreensão do veículo após 90 dias sem pagamento da dívida, mais isso não é uma regra sendo legalmente possível que a instituição faça tal busca e apreensão após a primeira parcela atrasar.

Alguns escritórios de advocacia especializados em ações desta natureza são contratados pelas instituições financeiras, pois eles possuem olheiros ou detetives, motoqueiros para vigiar você e saber aonde esta o veículo, pois quando ganharem a liminar da ação de busca e apreensão, eles acompanham o Oficial de justiça e dão o bote certeiro para retomar o veículo, sem lhe proporcionar a mínima chance de defesa.

Para não correr o risco de chegar a isso é extremamente necessário que você busque uma solução para o problema o quanto antes, não deixe passar muito tempo de atraso, o quanto antes você procurar ajuda mais seguro não ter seu veículo apreendido.

O Poupa Juros tem para você uma equipe especializada para ajudar você não ter seu veículo apreendido e ainda pagar juros baixos.

Procure o Poupa Juros.

 

Deixe uma resposta