Fraudes no Boleto – Saiba como não cair nesse golpe

Fraudes no Boleto – Saiba como não cair nesse golpe

 

 

Você faz o download de um boleto pelo seu navegador da internet ou recebe em sua própria casa uma correspondência com um boleto para pagar. Vai até o banco e realiza o pagamento, e quando vai checar dias depois, a conta ainda existe. De uma maneira imperceptível, você pode ter caído no golpe do boleto falso. Leia esse artigo e saiba como evitar essa fraude, confira:

 

DICAS 1200

 

Como funciona?

Funciona assim: o fraudador consegue informações como seu nome completo, banco e valor da contar a ser paga. Feito isso, ele intercepta suas contas, trocando a correspondência original enviada pelo banco por uma idêntica a mesma, com um único detalhe: o número e o código de barras do destino da conta a ser enviado o dinheiro que você pagar, é falso. No caso das operações bancárias feitas pela internet, o boleto gerado para download também pode ser falso, feito por meio de programas maliciosos ou páginas idênticas a dos bancos. Assim, quando você termina de realizar a quitação, o dinheiro vai para uma conta que você não conhece e pior, o débito continua existindo.

Saiba primeiro, que você deve ficar atento a esse tipo de fraude, e segundo, que a responsabilidade de mecanismos de segurança para gerar boletos pela internet é do banco, que possuí responsabilidade objetiva (independe de dolo ou culpa), e nesses casos, você pode e deve buscar ressarcimento, primeiro administrativamente, e se for o caso, judicialmente.

Mas para evitar esse tipo de problema e desgaste, algumas dicas podem ajudar demais. Confira:

 

  • Ao receber o boleto, confira todas as informações impressas no mesmo. Se algum dado não estiver batendo, não faça o pagamento;

 

  • Ligue para o SAC do banco e confirme todas as informações, principalmente o valor e o número do código de barras. O sistema das instituições pode confirmar se o boleto realmente é verdadeiro.

 

  • Os boletos que você recebe das instituições bancárias são padronizados. Compare o novo boleto com boletos antigos que você já tenha realizado pagamentos.

 

  • Se houver manchas, alterações no logo do banco, erros de português, desconfie. Ligue imediatamente para o SAC ou dirija-se a sua instituição financeira para confirmar a autenticidade do boleto.

 

 

Boleto 1200

 

Outra importante área de atuação dos golpistas são as operações financeiras feitas pela Internet. Os fraudadores agem por meio de páginas idênticas a dos bancos, alterando arquivos que você faz download e roubando informações que você insere na página. Mas não precisa ter medo, porque isso só acontece se você não tomar as precauções necessárias para evitar essas ações, por isso siga as dicas (valem para computadores, notebooks, tablets ou smartphones):

 

  • Tenha um Antivírus instalado e atualizado (acredite, essa parte é fundamental!). Os Antivírus agem detectando e neutralizando grande parte dos vírus conhecidos na internet. Com eles, a chance de cair numa armadilha digital diminui consideravelmente.

 

  • Evite guardar informações como senhas e logins de suas contas no navegador ou mesmo na memória (HD, Cartão de Memória) dos mesmos. Já existem diversas empresas que oferecem serviços seguros para guardar senhas, inclusive com versões gratuitas e muito úteis, como o Lastpass por exemplo.

 

  • Os bancos utilizam teclados virtuais para inserir suas senhas, uma prática que evita a cópias dos dados que você poderia inserir pelo teclado. Se acessar algum site que solicita sua senha sem a opção do teclado virtual, desconfie.

Exemplo

 

Caixa 800
Exemplo de teclado virtual para inserir senhas (Fonte: Caixa)

 

  • As instituições financeiras nunca pedem informações como senhas por e-mail. Essa prática é muito utilizada por fraudadores, tenha cuidado.

 

  • Essa é muito importante: evite, mas evite mesmo, acessar suas contas online por meio de computadores de terceiros ou de lan houses por exemplo. Não é possível saber se o aparelho está infectado com algum tipo de malware que pode roubar suas informações.

 

Seguindo essas dicas você evita cair em golpes e ainda anda sempre com suas contas em dia. Quer saber mais? Acesse http://poupajuros.com.br/blog/.

Deixe uma resposta