Por que cada vez mais os brasileiros tem dívidas?
Businessman and woman discussing on stockmarket charts in office

Por que cada vez mais os brasileiros tem dívidas?

Por que cada vez mais os brasileiros tem dívidas? Hoje uma das maiores preocupações entre os brasileiros é em relação a manter uma vida financeira tranquila e organizada, mas em contraste a este pensamento, muitas pessoas acabam se endividando, e o pior, acabam com o nome sujo por não conseguir quitá-las.

 

Devido a facilidade de conseguir credito na praça e não terem controle nem planejamento, muitos acabam fazendo contas desnecessárias e por resultado, essas contas que não foram planejas e nem esperadas, aparecem e acabam criando uma enorme bola de neve para seus respectivos pagamentos.

Inadimplência

Cerca de 40% da população brasileira esta endividada, um número muito alto, que mostra um pouco da realidade vivida sobre a falta de planejamento e controle. Dentro deste assunto, o cartão de credito ainda lidera o pódio como o maior causador de inadimplência e negativismo no país, sem contar que os juros que segue devido ao vencimento é bem elevado, fazendo com que a divida se torne superior ao valor original.

 

Uma das melhores formas para evitar-se o endividamento ainda continua sendo o planejamento. Colocar na ponta do lápis o quanto se ganha e o quanto se gasta, pelo menos as despesas fundamentais, é muito importante. Contabilizar seus gastos e fazer um planejamento para o mês seguinte é uma boa opção para ter controle sobre seu dinheiro e evitar deixar uma conta sem ser quitada.

Ter uma poupança também é uma boa alternativa para eventuais despesas inesperadas. Ter um dinheiro guardado é como ter um refugio para onde correr em caso de algo inesperado, uma ida repentina ao dentista, por exemplo. Guardar dinheiro pode parecer difícil, desnecessário e também não rende muito (quase nada pra ser sincero), mas tem algumas vantagens como não ter tarifas sobre o valor que lá esta e também você ter um fundo para emergência, que fazem valer-se e fazer com que seja essencial.

 

Gostou? Leia também nosso artigo sobre Fraudes em Boletos Bancários.

Deixe uma resposta