Taxa SELIC – Você sabe o que é e qual a influência no seu dia?

Taxa SELIC – Você sabe o que é e qual a influência no seu dia?

 

 

Selic Capa

 

Você já deve ter ouvido falar na taxa SELIC.

Sim, é só você se esforçar para lembrar nos jornais noturnos o âncora da TV dizendo ” a taxa SELIC sofre novo reajuste em tantos por cento”. Lembrou? Se você nunca entendeu o porquê da importância de tantas vezes citarem essa sigla, hoje suas dúvidas vão ser esclarecidas, ou pelos menos, simplificadas. Confira na íntegra.

Você já precisou financiar algo e percebeu que o valor saltou para quase o dobro do valor original? Ou mesmo teve que pagar juros de cartão de crédito e viu o valor subir incrivelmente? Esses valores de juros e taxas são regulados por um valor de referência, uma base de cálculo para as operações bancárias realizadas pelas instituições. E qual é esse tal valor de referência? Justamente a taxa SELIC.

SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é o valor de referência para o estabelecimento de juros em operações bancárias e outras semelhantes. Assim, aqueles juros que você acaba pagando em financiamentos, cheque especial ou mesmo no cartão de crédito têm relação direta com o tal SELIC, mas não somente ele.

Então quando pego um empréstimo ou financiamento o valor que pago é o da taxa SELIC?

Não é bem assim. De fato, a porcentagem da taxa SELIC está inclusa, mas os bancos adicionam outros diversos encargos a essa taxa, de modo que o valor sai bem mais salgado na hora de quitar o débito.

 

como funciona

 

As instituições adicionam por exemplo o lucro esperado, os custos operacionais além de um valor referente aos riscos de você não pagar o valor combinado (o famoso calote). Assim, na prática, o valor a ser pago é bem maior que o tal SELIC.

 

como funciona 2

 

O SELIC ou referências semelhantes estão presentes em praticamente todos os países do mundo. Apenas para que você saiba, o Brasil é a 8ª maior nação do mundo quando o critério é a riqueza de um país. Fizemos um quadro comparativo das outras nações mais ricas do mundo comparando suas taxas de referência, confira:

 

 

 

brasil

 

Percebe-se que a taxa referencial de juros do Brasil é quase o dobro da 2ª maior taxa entre as 8 nações mais ricas do mundo. Essa taxa é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil). É muito importante entender quais são as consequências do aumento dessa taxa, como já explicado anteriormente. Viu só a influência do SELIC? Fique de olho nesse valor e saiba de fato o que você está pagando em cada transação financeira.

Gostou? Tem muito mais em http://poupajuros.com.br/blog.

 

 

Deixe uma resposta