7 Dicas para organizar seu orçamento

O planejamento é a palavra-chave para atingir qualquer objetivo, e para o organizar seu orçamento não é diferente.

Parece simples, basta manter os gastos sob controle, evitar novas dívidas e começar a poupar e investir para colher os frutos no futuro.

Mas na prática a teoria é outra, principalmente para quem enfrenta imprevistos como desemprego, despesas médicas de emergência ou precisa ajudar a família.

Neste post, vamos te dar 7 dicas para organizar seu orçamento e sair do sufoco de uma vez! Continue a leitura!

Entenda a importância de organizar o orçamento

Organizar o orçamento é o primeiro passo para regularizar as contas e alcançar seus objetivos financeiros a médio e longo prazo.

Com um bom planejamento é possível alcançar seus sonhos, e isso se aplica tanto aos desejos da família quanto aos individuais.

Por outro lado, sem planejamento fica mais difícil atingir seus objetivos pois você não tem controle financeiro dos seus gastos, ou seja, não sabe exatamente o quanto e em que você está gastando.

Defina as prioridades do seu orçamento

Quando o planejamento financeiro envolve várias pessoas é um pouco mais complicado, mas não é impossível definir prioridades.

Você vai precisar considerar os desejos e pontos de vista de cada um e direcionar os recursos disponíveis dentro do orçamento previsto.

Essa tarefa de definição de prioridades coletivamente exige paciência, mas a grande vantagem é que todos terão em mente que precisam aguardar a sua vez de realizar o seu desejo, em benefício da coletividade.

Evite fazer novas dívidas

Avalie a real necessidade de fazer novas dívidas, na dúvida, espere mais um pouco e pondere se aquela compra é realmente necessária agora ou se pode esperar.

Além de evitar dívidas, tenha em mente sempre que a organização do orçamento direciona melhor os gastos e define prioridades.

Todas essas ações precisam ser conjuntas para alcançar o resultado esperado e ter um controle efetivo do orçamento.

Faça uma lista de todos os seus gastos

Quando pensar em gastos, pense em todos eles, não esqueça de nenhum! Você se lembra de considerar, por exemplo, os gastos com anuidade de cartão de crédito?

Lembre-se: os vilões do orçamento são os pequenos gastos do dia a dia, aqueles que você esquece de computar, como o famoso cafezinho!

Os gastos podem ser divididos em: fixos, variáveis e eventuais para facilitar o controle. Não esqueça de itens como lazer e delivery de comida, impostos etc.

Avalie suas fontes de renda

Depois elencar os gastos, some todas as fontes de renda que possui, incluindo renda de aluguéis, ganhos com aplicações financeiras e outras fontes de renda extra, como um bônus da empresa, por exemplo.

 

Acompanhe se os gastos estão dentro do limite planejado

Agora que você já tem as informações necessárias de gastos e renda, você precisa acompanhar semanalmente se os gastos estão ocorrendo dentro do previsto para não estourar o orçamento.

Adote um método de controle

Adotar um método para registrar tudo o que acontece no mês como uma planilha ou outra ferramenta ajuda muito a tornar o controle efetivo.

O método escolhido deve permitir que você categorize as receitas e despesas listadas e acompanhe de perto os gastos.

Conclusão

Organizar o orçamento é uma tarefa árdua e que exige dedicação, se você precisa de ajuda para negociar dívidas com desconto, nós estamos aqui para te orientar!

Infelizmente, o descontrole financeiro está presente na maioria das famílias brasileiras e é um imenso desafio a ser superado.

O Poupa Juros é uma emprese sólida e com credibilidade no mercado atestada por nossos clientes.

Se você tem uma dívida e precisa negociar, conte com nossos profissionais, ganhe tempo e poupe dinheiro: nós negociamos a sua dívida com até 90% de desconto!

Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas. Consulte termos e condições!

Que tal receber uma ajuda personalizada?

Preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato.

Posts Relacionados

Redução de juros

As dívidas de financiamento de veículo e cartão de crédito são a maior causa de endividamento entre os brasileiros. A perda do controle dessas dívidas

Nome no SPC e Serasa

É alarmante o número de brasileiros que atualmente estão com restrição no SPC e Serasa. Com isso, estima-se que todos os meses 900 mil novas pessoas