Conheça 4 Tendências do Setor Bancário

A transformação digital é ainda mais acelerada no setor bancário que está sempre de olho nas novas tendências de mercado para não perder competitividade.

Neste contexto, é importante para os clientes entenderem as principais tendências e como elas afetam a sua experiência junto às instituições financeiras.

Conheça agora 4 tendências do setor bancário e qual o impacto delas na vida dos clientes. Confira!

Inclusão Digital dos Clientes

A participação digital dos clientes é um dos pontos principais para os bancos, visando que as operações sejam cada vez mais eficientes.

A tendência é que o setor invista na inclusão digital dos clientes definindo estratégias para tornar o ecossistema cada vez mais aberto.

Neste cenário, melhorar a capacidade de autoatendimento digital é uma das principais estratégias que o setor pretende adotar.

Investimentos em prevenção de fraudes e crimes financeiros

Outro ponto importante é gerenciamento de fraudes, fechando as brechas de capacidade para coibir os crimes financeiros que tiveram aumento durante a pandemia e causaram imensos prejuízos, ultrapassando os US$ 180,9 bilhões em 2019 e US$ 213,9 bilhões em 2020.

As análises de risco do sistema bancário devem estar cada vez mais preparadas para detectar comportamentos de gastos fora do padrão.

Em 2020, com o aumento das fraudes devido à pandemia, os bancos foram forçados a investir e revisar os procedimentos de análise de riscos.

Modernização do Ecossistema de Serviços Financeiros

A tendência do ecossistema financeiro é se tornar cada vez mais aberto e interligado, visando a maior integração dos produtos digitais.

O principal foco está em proporcionar uma experiência de integração segura ao cliente, tanto para produtos simples, quanto para os mais complexos.

A estratégia é automatizar cada vez mais os processos e inserir ferramentas de colaboração e de comunicação.

O Machine Learning também é uma tendência visando identificar a melhor oferta para o cliente e munir os colaboradores de informações que ajudem a vender cada vez mais produtos e serviços bancários.

Criação das Moedas Digitais pelo Banco Central

Segundo informações do portal Agência Brasil, o Banco Central tem discutido amplamente a implantação da moeda digital brasileira ou Real Digital.

O objetivo é acompanhar o novo cenário mundial repleto de inovações digitais voltadas para intermediações financeiras, além de aumentar a eficiência do sistema de varejo e contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio.

A moeda digital se diferencia da criptomoeda pois esta última tem característica de ativo financeiro e não de moeda como seria o Real Digital.

Além disso, o Real Digital seria complementar ao papel moeda tradicional e não substituto, visando apenas reforçar a reserva de moeda e acompanhar o cenário de digitalização.

Conheça 4 Tendências do Setor Bancário

Conclusão

O setor bancário é um dos mais importantes para a economia pois suas estratégias influenciam toda a cadeia de negócios e a vida dos clientes.

Caso você esteja enfrentando dificuldades com financiamentos bancários, conte com a ajuda do Poupa Juros.

O Poupa Juros é uma emprese sólida e com credibilidade no mercado atestada por nossos clientes.

Se você tem uma dívida e precisa negociar, conte com nossos profissionais, ganhe tempo e poupe dinheiro: nós negociamos a sua dívida com até 90% de desconto!

Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas. Consulte termos e condições!

Que tal receber uma ajuda personalizada?

Preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato.

Posts Relacionados

Redução de juros

As dívidas de financiamento de veículo e cartão de crédito são a maior causa de endividamento entre os brasileiros. A perda do controle dessas dívidas

Nome no SPC e Serasa

É alarmante o número de brasileiros que atualmente estão com restrição no SPC e Serasa. Com isso, estima-se que todos os meses 900 mil novas pessoas