A transformação digital é ainda mais acelerada no setor bancário que está sempre de olho nas novas tendências de mercado para não perder competitividade.
Neste contexto, é importante para os clientes entenderem as principais tendências e como elas afetam a sua experiência junto às instituições financeiras.
Conheça agora 4 tendências do setor bancário e qual o impacto delas na vida dos clientes. Confira!
Inclusão Digital dos Clientes
A participação digital dos clientes é um dos pontos principais para os bancos, visando que as operações sejam cada vez mais eficientes.
A tendência é que o setor invista na inclusão digital dos clientes definindo estratégias para tornar o ecossistema cada vez mais aberto.
Neste cenário, melhorar a capacidade de autoatendimento digital é uma das principais estratégias que o setor pretende adotar.
Investimentos em prevenção de fraudes e crimes financeiros
Outro ponto importante é gerenciamento de fraudes, fechando as brechas de capacidade para coibir os crimes financeiros que tiveram aumento durante a pandemia e causaram imensos prejuízos, ultrapassando os US$ 180,9 bilhões em 2019 e US$ 213,9 bilhões em 2020.
As análises de risco do sistema bancário devem estar cada vez mais preparadas para detectar comportamentos de gastos fora do padrão.
Em 2020, com o aumento das fraudes devido à pandemia, os bancos foram forçados a investir e revisar os procedimentos de análise de riscos.
Modernização do Ecossistema de Serviços Financeiros
A tendência do ecossistema financeiro é se tornar cada vez mais aberto e interligado, visando a maior integração dos produtos digitais.
O principal foco está em proporcionar uma experiência de integração segura ao cliente, tanto para produtos simples, quanto para os mais complexos.
A estratégia é automatizar cada vez mais os processos e inserir ferramentas de colaboração e de comunicação.
O Machine Learning também é uma tendência visando identificar a melhor oferta para o cliente e munir os colaboradores de informações que ajudem a vender cada vez mais produtos e serviços bancários.
Criação das Moedas Digitais pelo Banco Central
Segundo informações do portal Agência Brasil, o Banco Central tem discutido amplamente a implantação da moeda digital brasileira ou Real Digital.
O objetivo é acompanhar o novo cenário mundial repleto de inovações digitais voltadas para intermediações financeiras, além de aumentar a eficiência do sistema de varejo e contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio.
A moeda digital se diferencia da criptomoeda pois esta última tem característica de ativo financeiro e não de moeda como seria o Real Digital.
Além disso, o Real Digital seria complementar ao papel moeda tradicional e não substituto, visando apenas reforçar a reserva de moeda e acompanhar o cenário de digitalização.
Conclusão
O setor bancário é um dos mais importantes para a economia pois suas estratégias influenciam toda a cadeia de negócios e a vida dos clientes.
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