O que são juros abusivos?

Muitas pessoas desejam saber mais sobre os juros abusivos, principalmente pelo fato de que por vezes os bancos, lojas de crediários e financeiras cobram quantias indevidas em forma de juros de quem utiliza os seus serviços.

Os juros abusivos podem afetar negativamente a vida de quem, por algum motivo, atrasou o pagamento da fatura do cartão, financiamento ou crediário.

Definição de “juros”

Antes de definir juros abusivos é preciso definir o que são juros. Os juros são uma rentabilização em cima de uma operação. Falando de uma maneira mais simples, trata-se de uma “bonificação” por ter emprestado o dinheiro. 

Nesse artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto. Acompanhe até o final.

Por exemplo: o banco empresta 5 mil reais para você pagar em 60 parcelas e por este empréstimo ele cobra uma taxa de 3% ao mês. Isso configura uma rentabilização em cima do dinheiro emprestado e é considerado juros. 

No caso dos juros abusivos, trata-se de um excesso. Por exemplo: você pega 5 mil reais emprestados do banco para pagar em 24 parcelas, porém é cobrado uma taxa de 10% ao mês. Esta prática, acaba por ser considerada abusiva.

E quem define quando os juros são abusivos? 

Tire suas dúvidas:

Primeiramente, o mercado é que deve regular estes casos e não as financeiras, pois não faz sentido deixar quem deseja apenas lucro regular essa operação. Não há um valor exato, mas a Justiça tem entendido como abusivas as taxas que destoam da média cobrada pelo mercado.

Confira o exemplo de como isto acontece na prática: 

Pouca diferença

A média dos juros no mercado atualmente é de 3%, porém se você paga 4%, isso ainda não é considerado juros abusivos, porque não é considerado como muito mais do que a média. 

Muita diferença

Agora, vamos exemplificar o oposto: digamos que a média continue em 3%, porém você é cobrado com juros de 6% ao mês. Isso ultrapassa a média e até dobra, qualificando juros abusivos.

Como já foi pontuado, a chave é sempre o mercado, pois é quem vai regular esse tipo de operação. Estamos falando de uma medida que é garantida por lei e que todos deveriam ter acesso, afinal mexe com a vida e a saúde financeira de todos. 

E o que fazer no caso da cobrança de juros abusivos?

Nesse caso, o Poupa Juros pode ajudar!

Somos uma empresa que trabalha para reduzir os juros abusivos das suas dívidas em atraso, sejam elas de financiamento, crediário ou cartão de crédito.

Eu consigo ter o dinheiro de volta? 

Depende de cada caso. A equipe do Poupa Juros já teve casos onde conseguiram um abatimento dos juros do restante da operação e outros casos, em que foi permitido pedir o reembolso.  

No fim, o problema dos juros abusivos consegue ser sanado e você poderá sempre contar com a ajuda do Poupa Juros. 

Se preferir, entre em contato diretamente com um consultor da nossa equipe!

Que tal receber uma ajuda personalizada?

Preencha o formulário abaixo que um de nossos especialistas entrará em contato.

Posts Relacionados

Redução de juros

As dívidas de financiamento de veículo e cartão de crédito são a maior causa de endividamento entre os brasileiros. A perda do controle dessas dívidas

Nome no SPC e Serasa

É alarmante o número de brasileiros que atualmente estão com restrição no SPC e Serasa. Com isso, estima-se que todos os meses 900 mil novas pessoas